sábado, 28 de julho de 2012

No coração do Brasil

Depois de quatro horas de estrada de terra e mais nove horas de barco descendo o rio Culuene, chegamos ao rio Xingu. Havia muitos jacarés gigantes nas margens. Muita tensão passando pela tribo dos Kuikuro. Na tarde anterior, havia visto o cacique Afukaká Kuikuro almoçando em Canarana. Já no Alto Xingu, quebramos à esquerda para pegar o rio Tatuari, o mesmo pelo qual chegaríamos ao posto Leonardo no dia seguinte.
Descemos na aldeia Yawalapiti, onde se encontrava uma enorme comissão nos esperando. Todos nus, homens e mulheres. Uma paisagem humana colorida e bonita. Anuyá nos guiou à oca de seu pai, onde ficaríamos os próximos dias.
Muita fome para muitos peixes assados dentro da oca. Guarnição de beiju, também chamada de tapioca, feita de mandioca brava pelas índias. Duas iguarias maravilhosas para todos os dias em todas as horas: tucunaré defumado e beiju.
Estava ocorrendo a festa das mulheres. Vários dias dançando e cantando num transe poucas vezes interrompido. Os homens dançavam em círculo na casa da flauta, destinada só aos homens, um espaço sagrado que guardava a misteriosa flauta do Jacuí. Esse instrumento era realmente de dar arrepios. Ali se ouvia o verdadeiro som da alma dos povos floresta. Tudo muito surpreendente para quem não mede distâncias andando atrás de etnomúsica brasileira.
O Cacique Aritana, com bastante humor, ensinava os meninos a executarem toques básicos de flauta com pedacinhos de bambu.
À noite, as onças pintadas miavam bem perto das ocas. Despertava medo, mas nada se comparava ao sentimento de olhar o céu extremamente estrelado, às vezes cortado por minúsculos aviões.
Ao amanhecer, o prazer de acordar na rede, olhar para os lados e, de dentro da oca, saber que um dia inteiro haveria de ser vivido explorando cores, sabores e odores.

(Festa das mulheres)

(Casa da Flauta.I)

(Casa da flauta.II)

(Cacique Aritana)

(Pôr-do-sol)

(Arquitetura para poucos)

(Treino de Hucá-hucá, um tipo de jiu-jitsu do Alto Xingu)





Nenhum comentário:

Postar um comentário